quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tudo sobre criação de Calopsitas

Alimentação:
.
  • As Calopsitas aceitam uma grande quantidade de sementes, contudo a base da alimentação deve ser o Painço(50% a 60%), Alpiste(30% a 20%) e outras sementes como Aveia, Girassol, Arroz com casca, niger..
  • A farinhada a base de ovo é de grande importância, principalmente na fase da reprodução.
  • Verduras e Legumes como couve, almeirão, chicoria, brocolis, jiló, beterraba, pepino, cenoura
  • Também gostam muito de frutas como uva, laranja, maça
  • Deve-se evitar dar alimentos açucarados como chocolates, bolachas doces e outros alimentos “infantis”.
.
Reprodução:
.
Na natureza as calopsitas se reproduzem na época das chuvas pois é quando se tem uma quantidade maior de alimentos disponiveis, já em cativeiro elas podem procriar o ano inteiro, mas é importante deixar alguns meses de descanço para os casais.
.
Para a reprodução é melhor escolher aves ariscas, pois as mansas podem não conseguir se reproduzir, como por exemplo sair do ninho sempre que escuta a voz dos donos. Outro ponto importante é escolher aves novas para a reprodução, pois se comprarmos um casal formado, pode ser que eles sejam descarte de algum criador, sejam por ser velhos ou por derrepente não conseguirem se reproduzir bem.



                                   
Elas podem ser criadas em gaiolas individuais com cerca de 1,00m X 0,50m X 0,50m ou em colônias. Os ninhos devem ter no mínimo 35cm X 20 cm X 20cm, um ninho menor ia acabar trazendo problemas após o nascimento dos filhotes. Os dois métodos tem suas vantagens e desvantagens, a escolha de qual utilizar vai depender da finalidade da criação, do espaço e do tempo disponivel.

                                                                       

Com cerca de 01 ano de vida elas estão prontas para o acasalmento, sendo que as fêmeas botam em média de 04 a 07 ovos por postura e a incubação demora em média de 20 a 23 dias e o casal revesa no choco, sendo que geralmente o macho fica chocando durante o dia e a fêmea durante a noite. A partir do 7 dia de choco podemos fazer a Ovoscopia e verificar a presença do embrião.
.
Acomodação:
.
O ideal seria ter no minimo duas calopsitas, independente ser forem ou não um casal, pois assim elas não irão ficar muito dependentes dos donos e caso seja necessário ficar um ou dois dias fora elas irão ficar bem. Existem diversas modelos de gaiolas no mercado, pense bem na hora de escolher a sua. Os poleiros das gaiolas devem ter várias espessuras e ranhuras, com isso elas conseguem firmar-se bem.
Irei tratar da domesticação em um post mais a frente.
.

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário