quarta-feira, 6 de julho de 2011

Obtenha Suseso na Criação de canarios belga

A época de reprodução dos canarios no Brasil vai de meados de Julho até o final de Dezembro, podendo variar um pouco, alguns criadores fazem os acasalamentos durante o ano inteiro, contudo isto não é aconselhavel pois os canarios necessitam trocar penas e ter um periodo de recuperação, ou então podem acabar até mesmo morrendo.
Os canarios quando estão prontos para o acasalamento ficam batendo as asas insistentemente, também piam chamando os do sexo oposto. Devemos formar os casais sempre buscando uma melhora dos filhote, seja pelas cores ou pelo canto.
Como medidas preparatórias para o inicio da época de reprodução podemos administrar algum vermifugo para os casais, sempre atentando para a prescrição da bula. Também podemos cortar as penugens que ficam ao redor do “Bumbum” dos pássaros bem como aparar as unhas. Outro suplemente que pode ser administrado é a Vitamina “E”, ela é encontrada com facilidade em lojas agropecuarias e é um estimulante sexual para o casal bem como aumenta a fertilidade dos ovos.
Quando o macho estiver cantando forte e alto e a fêmea estiver dando sinais que está pronta, devemos colocar os dois na gaiola de criação separados pela grade divisória no meio, no lado da fêmea iremos colocar o ninho em formato de taça e algum material para a confecção, pode ser fios de Juta ou capim macio.
Quando a fêmea estiver carregando material para o ninho e eles estiverem trocando comida pelas grades é a hora de retirar a divisória e juntar o casal. Com esse procedimento as chances de acontecerem brigas são bem menores e o casal provavelmente irá se aceitar e começar logo a cruzar.
Com cerca de 5 a 7 dias após o acasalamento a fêmea irá começar a postura, normalmente ela iá botar na parte da manhã, por isso devemos evitar mexer na gaiola muito cedo. A postura geralmente é de 4 a 5 ovos e devemos retirar os ovos assim que a fêmea o botar, colocando no lugar um ovo indez(ovo de plastico), e retornando com os ovos quando a fêmea botar o último. Este procedimento faz com que os filhotes nasçam todos ao mesmo tempo e aumenta as chances da ninhada toda sobreviver. Os ovos retirados devem ser pegos com uma colher limpa e guardados em um pote com sementes ou algodão e devem virados pelo menos 3 vezes ao dia, isso evita que o gema cole na casca do ovo e que o embrião não consiga se desenvolver.
A incubação dura de 13 a 14 dias e com 7 dias podemos fazer o teste da ovoscopia e verificar se os ovos estão galados ou não, evitando que a fêmea choque em vão. Na gaiola deve ter uma banheira com água para banho, assim a fêmea pode molhar-se e aumentar a umidade do ninho, ajudando os filhotes a quebrarem a dura casca do ovo.
Normalmente as fêmeas são boas mães e vão chocar e criar bem os filhotes, mas caso isso não ocorra nos podemos pegar os filhotes e colocar em outras canarias que são boas, elas normalmente irão aceitar sem problemas.

Alguns criadores usam um mesmo macho para galar várias fêmeas, assim, a canaria fica responsável por chocar, aliementar e criar os filhotes. Eu particularmente prefiro ter um macho para cada fêmea, isso evitar desgastar demais a fêmea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário