quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tudo sobre Azulão

O Azulão, (Cyanocompsa Brissonii), também é conhecido como Azulão-verdadeiro, Azulão-bicudo, azulão-do-nordeste, guarundi-azul, azulão-do-sul, tiatã, Gurundi-azul e Reina-Mor. Ele mede aproximadamente 15 cm de comprimento, o macho é um pássaro de coloração exuberante, apresenta um azul intenso no corpo com as extremidades das asas mais escuras e as patas de coloração semelhante ao bico, que é de formato triangular e rude. A fêmea e os filhotes são marrons-pardos.


                                                  

Em cativeiro o Azulão costuma ser dócil, manso e de fácil manejo, muitas vezes aceitando ser pego pela mão do criador ou de quem o trata, não demonstrando medo algum. Esta ave é encontrada na beira de pântanos, matas secundárias e plantações, do Nordeste e Brasil central ao estado do Rio Grande do Sul, bem como na Bolívia, Paraguai e Argentina e também no norte da Venezuela e Colômbia. Existem algumas diferenças, (como tamanho, peso e cor) entre espécies de regiões diferentes.

São territorialistas, não sendo possível vê-los em bando, sendo que os casais não dividem seu território com outros da mesma espécie. Os filhotes de azulão ficam com seus pais até um certo tempo, depois já partem para uma vida “independente”, pois o instinto territorialista do azulão não o deixará ficar por perto após estar na fase adulta. Se um macho invade o território de outro, com certeza haverá uma grande briga bem violento, por isso existe um certo respeito entre as aves e seus territórios.

O Azulão é um pássaro granívoro que se alimenta de sementes e insetos. É muito fácil encontrar misturas próprias para eles em lojas especializadas, sendo que está mistura balanceada de alimentos é considerada a ideal por muitos criadores. As larvas de Tenébrios podem ser oferecidas durante todo o ano, em especial na época de reprodução. As sementes preferidas são o Alpiste, Painço Comum, Senha, Arroz com casca, Girassol miúdo e Aveia. A água deve ser filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.

O azulão se reproduz entre setembro e fevereiro, constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, sendo que eles podem ter de 03 a 04 posturas por temporada. Os filhotes nascem entre 13 e 15 dias após a fêmea botar os ovos, e podem ser separados da mãe entre os 35 e os 40 dias de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário